Administração da qualidade e produtividade Como consequência da crescente competitividade global, as empresas têm procurado melhorar seu desempenho, o que tem se tornado uma questão de sobrevivência e de diferencial competitivo. Isto tem exigido uma reavaliação constante dos valores para os clientes, provocando obsolescência das formas tradicionais de organização e exigido a organização das operações de forma sistêmica e integrada. Neste panorama, como proposta de direcionamento estratégico, tático e operacional, destaca-se a administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais (MAPO). Existem inúmeros caminhos para a competitividade das organizações, e é múltipla a variedade de características de seus produtos/serviços. Assim, o ponto de equilíbrio entre estas forças deve ser obtido segundo conceitos da Q&P, dos quais, podemos destacar três: os fatores críticos de sucesso, indicadores e referenciais de desempenho. O gráfico de Pareto, aplicação práti...
Pedagoga, escritora, criadora de conteúdos e empreendedora.