Pular para o conteúdo principal

Conceito ISO - gráfico de Pareto

 Administração da qualidade e produtividade





Como consequência da crescente competitividade global, as empresas têm procurado melhorar seu desempenho, o que tem se tornado uma questão de sobrevivência e de diferencial competitivo. Isto tem exigido uma reavaliação constante dos valores para os clientes, provocando obsolescência das formas tradicionais de organização e exigido a organização das operações de forma sistêmica e integrada. Neste panorama, como proposta de direcionamento estratégico, tático e operacional, destaca-se a administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais (MAPO). Existem inúmeros caminhos para a competitividade das organizações, e é múltipla a variedade de características de seus produtos/serviços. Assim, o ponto de equilíbrio entre estas forças deve ser obtido segundo conceitos da Q&P, dos quais, podemos destacar três: os fatores críticos de sucesso, indicadores e referenciais de desempenho.

O gráfico de Pareto, aplicação prática e importância.

O nome se originou do trabalho de Vilfredo Pareto (1848-1923), que foi pioneiro no esforço de enunciar uma lei de distribuição de rendimentos. Em essência, ele percebeu que 80% da riqueza de uma população estava concentrada em apenas 20% dela. A descoberta se tornou amplamente usada na indústria depois de sua proeminência nas Mesas Redondas de Gerenciamento, conduzidas na Universidade de Nova Iorque no início da década de 40. O Gráfico de Pareto, também chamado de “diagrama de Pareto”, é uma das 7 ferramentas básicas da qualidade que visa focalizar os esforços de melhoria. Ele é útil sempre que classificações gerais de problemas (erros, defeitos, feedback de clientes, etc.) puderem ser compilados na forma de valores para estudo e ações posteriores. Nessa ferramenta, as frequências de cada causa são representadas de forma semelhante a um histograma, porém em ordem decrescente por barras e o total acumulado é representado por uma linha.

Fonte: https://www.fm2s.com.br/grafico-de-pareto/

brainstorming, qual sua eficácia nos processos de tomada de decisão:

A técnica do brainstorming foi brilhantemente descrita na obra Gestão de Ideias dos professores Denise Hey David, Helio Gomes de Carvalho e Rosângela Stankowitz Penteado (David; Carvalho; Penteado, 2011). O brainstorming (“tempestade de ideias” em tradução livre para o português) é uma técnica de estímulo à criatividade grupal, criada por Alex Born na década de 1940. É muito utilizada em diversos cenários, com o objetivo de se obter respostas rápidas (ideias) sobre determinada situação-problema. Trata-se de uma técnica de simples execução, mas nem por isso deixa de exigir muita dedicação, foco e concentração de todos. Por isso, ela presume o papel de um facilitador, cuja função é delimitar a situação-problema que será o objeto do brainstorming. O brainstorming se tornou uma técnica comum que as empresas usam para gerar soluções criativas para uma variedade de problemas.

Conceito ISO, porque esta certificação é tão importante para nossa economia?

Em 1946 em reunião realizada em Londres, representantes de 25 países concordaram com a criação de uma organização internacional que permitisse a unificação das normas industriais, no sentido de facilitar os processos e a comunicação entre as empresas e qualquer local do mundo. Nessa reunião, o Brasil foi representado pela ABNT. Oficialmente, a ISO iniciou suas operações em fevereiro de 1947. O principal objetivo da ISO é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, incluindo normas técnicas, classificações de países, normas de produtos, processos e procedimentos, etc.

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão.

A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão ambiental.












Comentários

Este conteúdo é para você!!!!!

Mindset, palavra com tradução livre do inglês, que significa configuração da mente!!

https://studio.d-id.com/share?id=007752d52ac5e27f507880945625c12d&utm_source=copy Segundo Daros (2020), Growth Mindset significa mentalidade de crescimento. Trata-se de uma teoria sobre o que influencia a inteligência e como o desenvolvimento dessa forma de pensar pode impactar na superação (ou não) dos desafios. As qualidades humanas, tais como as habilidades intelectuais, podem ser cultivadas por meio do esforço. Pessoas não apenas buscam o desafio, mas, prosperam com ele. Quanto maior o desafio mais elas se desenvolvem!!! Mergulhe nessa leitura!!!! https://a.co/d/a9Uv8Ue Meu primeiro vídeo usando Inteligência artificial... meu lema aprender a aprender......Estarei me aprimorando e se preparem para os novos vídeos!!! Desafios a serem superados, rsrsrsrs

CIÊNCIA DA RELIGIÃO

  O presente e-book se desenvolveu através de pesquisas onde foram consultadas referências bibliográficas da área, Metodologia do Trabalho Científico, a partir da abordagem qualitativa. Tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre Ciência da Religião a respeito da existência e dos atributos de Deus, fatos que demonstram suas qualificações e ao mesmo tempo verificar como se retratam sua belíssima e real grandeza. Verifica-se que nós seres humanos temos nossa existência limitada às dimensões físicas deste universo. No entanto, através dessa busca de um conhecimento que transcende a realidade imediata constitui a essência do pensamento filosófico, que ao longo da história percorreu os mais variados caminhos, seguiu interesses diversos, elaborou muitos métodos de reflexão e chegou a várias conclusões, em diferentes sistemas filosóficos. Palavras-Chaves: Religião. Teologia. Filosofia. https://a.co/d/6V3oBK7

Mindset e o desenvolvimento cognitivo

                                                               https://a.co/d/fb6Qekt   Aprenda mais sobre esse segredo clicando no link abaixo: https://a.co/d/fb6Qekt