Administração da qualidade e produtividade
Como consequência da crescente competitividade global, as empresas têm procurado melhorar seu desempenho, o que tem se tornado uma questão de sobrevivência e de diferencial competitivo. Isto tem exigido uma reavaliação constante dos valores para os clientes, provocando obsolescência das formas tradicionais de organização e exigido a organização das operações de forma sistêmica e integrada. Neste panorama, como proposta de direcionamento estratégico, tático e operacional, destaca-se a administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais (MAPO). Existem inúmeros caminhos para a competitividade das organizações, e é múltipla a variedade de características de seus produtos/serviços. Assim, o ponto de equilíbrio entre estas forças deve ser obtido segundo conceitos da Q&P, dos quais, podemos destacar três: os fatores críticos de sucesso, indicadores e referenciais de desempenho.
O gráfico de Pareto, aplicação prática e importância.
O nome
se originou do trabalho de Vilfredo Pareto (1848-1923), que foi pioneiro no
esforço de enunciar uma lei de distribuição de rendimentos. Em essência, ele
percebeu que 80% da riqueza de uma população estava concentrada em apenas 20%
dela. A descoberta se tornou amplamente usada na indústria depois de sua
proeminência nas Mesas Redondas de Gerenciamento, conduzidas na Universidade de
Nova Iorque no início da década de 40. O Gráfico de Pareto, também
chamado de “diagrama de Pareto”, é uma das 7
ferramentas básicas da qualidade que visa focalizar os
esforços de melhoria. Ele é útil sempre que classificações gerais de problemas
(erros, defeitos, feedback de
clientes, etc.) puderem ser compilados na forma de valores para estudo e ações
posteriores. Nessa ferramenta, as frequências de cada causa são representadas
de forma semelhante a um histograma,
porém em ordem decrescente por barras e o total acumulado é representado por
uma linha.
Fonte:
https://www.fm2s.com.br/grafico-de-pareto/
brainstorming, qual sua eficácia nos processos de tomada de decisão:
A
técnica do brainstorming foi brilhantemente descrita na obra Gestão de Ideias dos
professores Denise Hey David, Helio Gomes de Carvalho e Rosângela Stankowitz
Penteado (David; Carvalho; Penteado, 2011). O brainstorming (“tempestade de
ideias” em tradução livre para o português) é uma técnica de estímulo à
criatividade grupal, criada por Alex Born na década de 1940. É muito utilizada
em diversos cenários, com o objetivo de se obter respostas rápidas (ideias)
sobre determinada situação-problema. Trata-se de uma técnica de simples
execução, mas nem por isso deixa de exigir muita dedicação, foco e concentração
de todos. Por isso, ela presume o papel de um facilitador, cuja função é
delimitar a situação-problema que será o objeto do brainstorming. O brainstorming
se tornou uma técnica comum que as empresas usam para gerar soluções criativas
para uma variedade de problemas.
Conceito ISO, porque esta certificação é tão importante para nossa economia?
Em
1946 em reunião realizada em Londres, representantes de 25 países concordaram
com a criação de uma organização internacional que permitisse a unificação das
normas industriais, no sentido de facilitar os processos e a comunicação entre
as empresas e qualquer local do mundo. Nessa reunião, o Brasil foi representado
pela ABNT. Oficialmente, a ISO iniciou suas operações em fevereiro de 1947. O
principal objetivo da ISO é aprovar normas internacionais em todos os campos
técnicos, incluindo normas técnicas, classificações de países, normas de
produtos, processos e procedimentos, etc.
ISO é
a sigla de International
Organization for Standardization, ou Organização Internacional para
Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e
normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. A sigla para International Organization for
Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada
país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores
decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla
escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se
enquadra com o propósito da organização em questão.
A ISO
tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos
técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de
procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de
empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas
são a ISO 9000, ISO
9001,
ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade
aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão
ambiental.
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