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ROTEIRIZAÇAO DE COLETA E ENTREGA

 

ROTEIRIZAÇAO DE COLETA E ENTREGA



SILVA, Elisete Aparecida da[1]

 

RESUMO

Esse trabalho tem o objetivo de demonstrar a contribuição da roteirização no gerenciamento diário dos veículos de coleta e entrega, buscando um melhor aproveitamento e diminuindo o custo. A roteirização de veículos é a forma de designar o processo para a determinação de um ou mais roteiros ou sequência de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, que necessitam de atendimento. O objetivo deste e-book é identificar como os recursos para o gerenciamento das atividades logísticas, desempenham o papel da roteirização como ferramenta para gestão dos custos logísticos e colaboram para a melhoria do nível de serviço. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu a partir da abordagem qualitativa. Para sua realização, foram consultadas referências bibliográficas da área de logística. Conclui-se que através da roteirização é possível otimizar os veículos, planejar as rotas de entrega e vendas, aumentar a eficiência operacional, reduzir o índice da devolução, dispersão de quilometragem, consumo de combustível, gastos com manutenção e pneus, e melhorar a qualidade das informações gerenciais, assim reduzindo os custos logísticos e melhorando o nível de serviço prestado aos clientes internos e externos.

 

Palavras - chave: Roteirização. Veículos. Logística.

INTRODUÇÃO

Logística é um ramo da administração que desenvolve atividades voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Christopher (1999, p. 2) refere-se ao conceito de logística da seguinte forma:

 

A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

 

 Paura (2012) relata que a base da logística está nas civilizações antigas, quando os povos utilizavam-se dela de maneira subjetiva. O autor cita exemplos de líderes, como Alexandre, O Grande, que aplicava conhecimento de técnicas de guerra para que a logística aplicada fosse eficiente. Cita, ainda, que as tropas de Napoleão e as de Hitler sucumbiram à falta de planejamento estratégico ao tentar invadir a Rússia. Ainda, de acordo com Paura, o berço da logística moderna foi a Segunda Guerra Mundial. Vasto é o campo da logística, mas no princípio esta tinha a simples tarefa de locomoção e abastecimento, e posterior foi introduzida pelas indústrias visando a redução dos custos com melhores prazos e qualidade no processo. Em termos simples, a logística é a área responsável por levantar as informações, bem como os recursos e equipamentos necessários para o armazenamento dos materiais e distribuição dos mesmos.

Logística é uma área da gestão responsável pelos recursos, matérias-primas, componentes, equipamentos, serviços e informações necessárias para a execução e controle das atividades das organizações. É necessário coordenar e planejar a movimentação de todos esses itens, na busca pela melhor condição de operação no menor tempo possível (DIAS, 2010, p. 1). O aumento de concorrência entre as empresas transformou a logística em uma importante fonte de vantagem competitiva. A sua importância nos processos da cadeia de suprimento está relacionada com agregação de valores e disponibilidade dos seus bens e serviços para os clientes, fornecedores da empresa e os demais interessados. Ou seja, um serviço ou produto apenas tem valor quando ele está disponível para ser consumindo independe do lugar que o interessado esteja (TSUDA, 2007, p. 15).

O desenvolvimento da pesquisa referente a este e-book foi a partir da abordagem qualitativa. Para sua realização, foram consultadas referências bibliográficas da área de Logística. Conclui-se que para o sucesso de uma organização no mercado atual, um bom processo de roteirização é necessário, e quando bem executado, otimiza o tempo, reduz custos e o índice de devolução, aumentando a eficiência do negócio para atingir sua meta.

LOGÍSTICA

 

            Ching (1999) afirma que antes de 1950, a logística era caracterizada pela falta de uma filosofia dominante capaz de conduzi-la. Nessa época, a empresa era dividida sob responsabilidade de diferentes áreas, como por exemplo, o transporte estava sob o comando da gerência de produção, enquanto os estoques eram de responsabilidade do marketing, finanças ou produção, e o processamento de pedidos era controlado por finanças ou produção. Isso tudo, gerava conflitos de objetivos e responsabilidades para as atividades logísticas e caracterizava a falta de integração logística entre os setores da empresa.

            Antigamente a movimentação e aquisição de mercadorias eram complexas devido à falta de acessibilidade entre localidades. Os alimentos e outros bens de consumo estavam disponíveis somente em alguns períodos do ano devido à sazonalidade e dificuldade de estocagem. As limitações em relação à ausência de um sistema de transporte e de armazenagem eficientes e eficazes forçavam as pessoas a viverem próximo dos centros produtivos e a consumirem uma pequena parte de mercadorias que tinham acesso (CHRISTOPHER, 1999).

            Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final no menor tempo possível. É também de responsabilidade da logística obtenção, produção e distribuição eficaz destes produtos em locais e quantidades específicas, comunicar-se com fornecedores e clientes e operar sistemas eletrônicos. Para isso, é necessário planejar, implementar, controlar fluxos e armazenar de forma correta tudo o que diz respeito aos produtos.

Sistema de logística

 

          Neves (2005) afirma que para que um sistema de logística obtenha êxito é preciso:

• Planejar um sistema que atenda às necessidades dos clientes.

• Treinar e capacitar o pessoal para o exercício de suas funções.

• Definir níveis de serviços a serem oferecidos.

• Segmentar, planejar e executar os serviços de acordo com os requisitos de serviço dos clientes.

• Controlar custos para garantir a lucratividade de cada operação.

• Realizar previsões acertadas e consistentes do comportamento da demanda.

• Adotar indicadores de desempenho que permitam medir a atuação da empresa, tanto setorial quanto globalmente.

Na maioria das empresas e indústrias o transporte é uma das atividades mais importantes na composição do custo logístico, onde chega a custar até 60% dos gastos totais (RODRIGUES, 2007, p. 16). Portanto, uma das preocupações das empresas é de minimizar o custo do escoamento dos seus produtos com eficiência e qualidade.      

          As decisões relacionadas ao transporte são fundamentais no planejamento estratégico de logística e o seu principal problema está relacionado à roteirização de veículos (TSUDA,2007, p. 15), onde normalmente, o transporte representa de um a dois terços dos custos logísticos totais (BALLOU, 2001, p. 149). Roteamento de veículos é um problema que visa minimizar custos de transporte, encontrando a rota menos custosa para atender uma série de clientes e demais imposições que fazem parte do problema. Segundo Miura (2003, p. 10) a utilização de sistema de roteirização para problemas reais, pode gerar grandes benefícios na redução de custos, tempo de transporte, produtividade operacional, custos com agregados e uma melhor satisfação do cliente, já que o custo do escoamento de qualquer produto tem influência direta no preço final dele (ASSIS, 2007, p. 15).

          Para as transportadoras a resolução de problemas de roteamento de veículos torna-se muito importante, pois essa é a sua atividade central. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (2006 apud ASSIS, 2007, p. 15), apenas 5% das grandes empresas de transporte rodoviários utilizam sistema de informação como roteirizadores para minimizar os seus custos.

Transporte

O transporte é responsável por toda e qualquer atividade econômica, sem ele, não há desenvolvimento em uma cidade, região ou país. Os sistemas de transporte compreendem as atividades, os recursos e as facilidades que compõem a capacidade de movimentar mercadorias ou pessoas. Assim compreendem cinco elementos essenciais:

1.         Tipos de transporte

2.         Meio de transporte;

3.         Força propulsora;

4.         Instalações;

5.         Sistema de controle

O gerenciamento adequado dos sistemas de transporte resulta na gestão cuidadosa de cada um desses elementos, pois, para que esses sistemas desempenhem suas funções, atingindo seus objetivos relativos ao nível de serviço, todos os seus componentes devem estar interagindo de forma sinérgica. Razzolini (2009, p.84).

O sistema de transportes brasileiro define-se basicamente por uma extensa matriz rodoviária, sendo também servido por um sistema limitado de transporte fluvial (apesar do numeroso sistema de bacias hidrográficas presentes no país), ferroviário e aéreo. O intuito de criar uma rede de transportes ligando todo o país nasceu com as democracias desenvolvimentistas, em especial as de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Na época, o símbolo da modernidade e do avanço em termos de transporte era o automóvel. Isso provocou uma especial atenção dos citados governantes na construção de estradas. Desde então, o Brasil tem sua malha viária baseada no transporte rodoviário.   

            Entretanto, segundo Mosso, a primeira estrada de ferro no Brasil começou a funcionar em 1854, entre Estrela e Fragoso, e tinha somente quatorze quilômetros de extensão. Isso mostra que o Brasil teve a chance de seguir o exemplo dos países mais desenvolvidos, que perceberam a importância tanto colonizadora quanto desenvolvimentista do transporte ferroviário. Existem cerca de 4 000 aeroportos e aeródromos no Brasil, sendo 721 com pistas pavimentadas, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado nas proximidades de São Paulo, é o maior e mais movimentado aeroporto do país, grande parte dessa movimentação deve-se ao tráfego comercial e popular do país e ao fato de que o aeroporto liga São Paulo a praticamente todas as grandes cidades de todo o mundo. O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2.464 aeroportos regionais. O país possui uma extensa rede ferroviária de 28.857 km de extensão, a décima maior rede do mundo. Atualmente o governo brasileiro, diferentemente do passado, procura incentivar esse meio de transporte; um exemplo desse incentivo é o projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo, um trem-bala que vai ligar as duas principias metrópoles do país. Há 37 portos sendo que 11 desses são considerados grandes, no conceito de Internacionais, de grandes navios, segundo o PNAC II, dentre os quais o maior é o Porto de Santos, o país também possui 50.000 km de hidrovias.

  Sucesso do trabalho eficaz

Para o sucesso de uma organização no mercado atual, um bom processo de roteirização é necessário, e quando bem executado, otimiza o tempo, reduz custos e o índice de devolução, aumentando a eficiência do negócio para atingir sua meta. Criando assim um grande diferencial para a permanência no mercado, potencializando as atividades logísticas, criando roteiros objetivos e com custos competitivos.

         Previsão de demanda : prever qual a quantidade de produto que os clientes deverão comprar é assunto vital para todo planejamento empresarial. Por isso, grande esforço tem sido dedicado ao desenvolvimento de métodos de previsão. Ballou (1993, p.215).

            Previsão de tempo de ressuprimento: tende a ser menos sofisticada do que a previsão de demanda. Por exemplo, ao invés de usar uma técnica como a suavização exponencial, pode-se simplesmente montar uma amostra de tempos passados e calcular o tempo médio e sua variabilidade. Muitas empresas não mantem registros atualizados do tempo de reposição para todos os itens de sua linha de produtos da mesma forma como fazem com suas vendas. Caso necessite-se das informações sobre este tempo, pode-se montar uma experiência e acompanhar alguns pedidos na medida que eles percorrem o canal de suprimento. Os tempos resultantes podem ser usados como estimativas dos tempos de ressuprimento para todos os outros itens. Ballou (1993, p.217).

            Implantar procedimento que define ou facilite a roteirização dos eventos: um bom sistema de administração de transportes deve ser capaz de realizar diferentes tarefas, entre as quais algumas são fundamentais, como: escolha de moldais, processamento de reclamações, consolidações de fretes, roteirização, programação de embarques, rastreamento de embarques e avaliação de desempenho. Razzolini (2009, p.255).

ELEMENTOS ESSENCIAIS DE TRANSPORTE

  • Vias de Transporte compõe cinco principais vias: o modal rodoviário, o modal ferroviário, o modal hidroviário, modal aeroviário e modal dutoviário.
  • Meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.
  • Força propulsora, a lógica estratégica é o conceito geral do negócio, ou seja, a força propulsora principal que dá uma direção particular para as decisões e atividades necessárias para empresa obter o posicionamento desejado no mercado. ( http://www.ebah.com.br).
  • Instalações, estações rodoviárias, terminais urbanos de ônibus, paradas de ônibus, armazéns, centros.de distribuição, instalações de cross docking e de transit point, instalações para garagens e de manutenção (oficinas); portos, ancoradouros, atracadouros, aeroportos e estações ferroviários. Razzolini (2009, p.84).
  • Sistema de controle: fiscalização de órgãos públicos e de operadores logísticos, conferência de cargas e de equipamentos de movimentação, comunicação pelo rádio, acompanhamento por GPS (Global Positioning System), cancelas, passagem de nível, controle e liberação do vôo. Razzolini (2009, p.84).

ROTEIRIZAÇÃO                   

            São programas de computador (softwares) que auxiliam na distribuição das rotas, apresentando alternativas de um custo aproximado das atividades. Ao indicarem a rota ideal que os caminhões devem seguir para entregar o conjunto de pedidos programados para um determinado período de trabalho, otimizam o uso da frota e reduzem os custos de entrega, além de permitirem o acompanhamento das entregas via integração com o monitoramento por GPS. Vejamos abaixo alguns dos benefícios reais que a implantação da lógica de roteirização pode trazer:

  • Redução do tempo na programação e realização das entregas - Redução da distância global percorrida no itinerário de entregas de todos os veículos.
  • Melhor dimensionamento da frota para a carga atual.
  • Racionalização de uso da mão-de-obra (redução de horas extras e controle da Jornada de trabalho dos motoristas – Lei do motorista).
  • Economia de combustível e demais custos variáveis (pneu, óleo, etc.)
  • Controle amplo do processo inteiro de carga e descarga, Razzolini (2009, p.247)

COLETA

            É um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. Formas de coleta de resíduos sólidos – O esquema de coleta pode passar por diversas fases, que não são obrigatórias, dependendo da análise feita por quem elabora a cadeia reserva. Essas fases são:

  • Consumidor: gerador de resíduos;
  • Definição dos pontos de coleta: que pode ser a própria residência do consumidor, ou um ponto estratético;
  • Transferência: onde ocorre a seleção e o rearranjo da carga;
  • Processamento: MRF (material recovery facility) – separa o material recebido e o prepara para o reprocessamento;
  • Ponto final: reprocessamento ou reciclagem do material.

ENTREGA

            A informação correta sobre o valor do transporte e prazo de entrega é fundamental para o sucesso de um negócio. A satisfação dos clientes está diretamente ligada à esses dois fatores, pois bons serviços prestados nos processos de entrega podem ser um diferencial. O modelo de entrega de uma organização poderá influenciar diretamente no prazo e no custo do transporte e para saber o prazo, é preciso ter em mente alguns fatores importantes, como características da carga e modal de transporte. Produtos que são entregues antes ou após a data programada podem implicar elevação de custos, por causa da necessidade de armazenamento e da redefinição da programação de produção das empresas. Corresponde ao processo de entrega do produto ao cliente e de seu recebimento, quando então se verifica se o pedido foi entregue conforme solicitado e se a qualidade está dentro dos parâmetros aceitáveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando a pesquisa, nota-se na análise sobre a empresa fundada em 1996, a OTM é uma empresa especializada no desenvolvimento e implementação de logística integrada para a cadeia de suprimentos. São mais de 20 anos atuando como Integrador Logístico, o que permite a OTM oferecer a seus clientes, expertise em variados segmentos, soluções completas, inovadoras, customizadas e flexíveis. Especialistas, ferramentas e parceiros estratégicos, que, combinados com a análise das necessidades e características operacionais do negócio, fornecem os requisitos técnicos e fatores críticos de sucesso para uma operação logística mais eficiente e lucrativa, para empresas.

Seria ideal um contínuo trabalho eficaz para empresas, não apenas atender às suas necessidades de frete, mas também sugerir mudanças em rotas que podem implicar em ganhos de produtividade para as empresas. Buscar transportadoras com esse diferencial de mercado pode também ser uma boa estratégia na hora de selecionar parceiros para a realização de coletas e entregas.

 

MODO DE OPERAÇÃO:

LTL – LESS THAN TRUCKLOAD

 


 


 CLIENTE              

MODO DE OPERAÇÃO:

FTL – FULL TRUCKLOAD

 

 


 


  

Fonte: 
https://maximatech.com.br/roteirizacao-de-entregas/

 

 

 

 


REFERÊNCIAS

 

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. Editora Atlas: São Paulo, 1993.

 

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento,

organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

 

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2.Edição.Revisada e atualizada. São Paulo: Saraiva,2009 p.193.

 

CHING, Houng Yuh. Gestão de Estoque na cadeia de Logística Integrada. São Paulo: Atlas, 1999.

 

CHRISTOPHER, M. A Logística do Marketing: otimizando processos para aproximar fornecedores e clientes. 4.ed. São Paulo: Futura, 1999.

 

DIAS, Marco A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.

 

FILHO, José Vicente Caixeta. MARTINS, Ricardo Silveira. Gestão logística do transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2010 p.97 2.ed.

 

NEVES, Marco Antonio Oliveira. Qualificação de fornecedores de serviços logísticos. 2005. Disponível em: Acesso em 20 de abril, 2012.

 

PAURA, G. L. Fundamentos da Logística. Curitiba: Instituto Federal Paraná Educação à Distância, 2012.

 

RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Transportes e modais: com suporte de TI e SI 2009.

 

RODRIGUES, Paulo R. A. Introdução aos sistemas de transporte do Brasil e à logística internacional. São Paulo: Yone Silva Pontes, 2007.

 

TSUDA, Diogo S. Modelo de roteirização de veículos em uma empresa importadora de produtos japoneses. 2007. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://pro.poli.usp.br/wp-content/uploads/2012/pubs/modelo-de-roteirizacaode-veiculos-em-uma-empresa-importadora-de-produtos-japoneses.pdf>.

 

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 21 Edição Revista e Ampliada – e-book digitalizado.

 



[1] E-mail: pesquisadoracientifica.edu@gmail.com

Comentários

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Mindset, palavra com tradução livre do inglês, que significa configuração da mente!!

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