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MÉTODO CIENTÍFICO E A EXPANSÃO DO SABER

 MÉTODO CIENTÍFICO E A EXPANSÃO DO SABER



SILVA, Elisete Aparecida da

Ciência

A ciência na condição atual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores. Ela é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando aspectos novos. Toda a descoberta ocasional e empírica de técnicas e de conhecimentos referentes ao universo, à natureza e ao homem, desde os antigos babilônios e egípcios, passando pela contribuição do espírito criador grego, sintetizado e ampliado por Aristóteles, e pelas invenções da época das conquistas. Serviu para preparar o surgimento do método científico e o caráter de objetividade que caracteriza a ciência a partir do século XVI ainda de forma vacilante e agora já de forma rigorosa.

As ciências maduras não trabalham com a noção de hipóteses isoladas, mas de teorias, que devem ser entendidas não como meros agregados de hipóteses, mas como conjuntos de hipóteses integradas por vínculos lógicos e outros de natureza mais geral. Essas ligações interteóricas são crucialmente importantes para possibilitar a extração de consequências experimentais das hipóteses sobre os mecanismos inobserváveis dos fenômenos que isoladas, em geral, não permitem isso. Com a integração, não apenas elas se tornam falseáveis, mas, do lado positivo, podem receber apoio umas da outras, na medida em que o conjunto teórico exiba coerência. Isso acomoda o fato importante de que o suporte experimental a determinada hipótese, muitas vezes é indireto, mediado por outras com as quais se concatenem teoricamente.

Conhecimento

De acordo com Carvalho (2012) uma coisa interessante sobre o conhecimento é que, independentemente do contexto, ele não é fácil de definir. O conceito de conhecimento nos vêm sendo apresentado desde Platão e Aristóteles, passando por Descartes e Locke, até os filósofos mais atuais, o conhecimento tem motivado um número extraordinariamente grande de discussões e gerado uma imensurável diversidade de material intelectual que, apesar de seu inquestionável valor, não parece próximo de uma conclusão.

O intuito de qualquer proposta didático-metodológica inquieta em relação a construção do conhecimento existem concepções e ideias aproximadamente formalizadas e esclarecedoras em relação aos processos de ensinar e aprender. Tais processos encontram-se consolidados numa concepção de mundo e de ciência, na qual são integradas nas dimensões teórico-conceituais que constroem as práticas e as teorias, como também as metodologias específicas e os procedimentos indispensáveis à construção dos conhecimentos. No que se refere à metodologia como ingresso à ciência, presume-se a construção de um método com o intuito de atingir um objetivo, uma meta, orientando a busca do conhecimento.

Método

No método, se acordam teorias e práticas. "É ele um sumário delas, momento de explicitação dos processos de concepção e condução de determinada prática social" (MARQUES, 1996, p. 75). No campo das ciências empíricas, desenvolveu-se uma concepção da construção dos conhecimentos científicos fundada no positivismo. A singularidade do positivismo destaca-se pelas seguintes ideias: o empirismo (o conhecimento resultado da experiência), a objetividade (o objeto de estudo não deve sofrer influência ou alteração do pesquisador), a experimentação, a validade (medição com exatidão) e as leis e previsões. Algumas dessas ideias se exprimem, na atualidade, no ensino, principalmente de Ciências, através de diversas formas e expressões, fazendo passar através do currículo das escolas. Sendo assim, discute-se que as origens da insatisfação e preocupações decorrentes com o ensino de Ciências podem ser melhor compreendidas quando se recupera a concepção positivista responsável pela consolidação dos paradigmas científicos atuais. Dessa forma, necessita-se considerar que o desenvolvimento e os êxitos das civilizações modernas são, em grande parte, devido ao desenvolvimento da ciência objetiva e da aplicação do método científico ao processo de construção dos conhecimentos.

O(s) método(s) científico(s) subjacente(s) à organização curricular das ciências define o paradigma epistemológico que perpassa situações de ensino e aprendizagem. Assim, o método científico teve influência significativa na forma de produzir e validar o conhecimento e, principalmente, nos modos de compreensão de como se dá a construção do conhecimento junto aos indivíduos, pelo ensino. Epistemologicamente pode-se dizer que crenças e convicções do que seja ciência marcam a ação pedagógica do professor (MALDANER, 2000).

Conclusão

Conclui-se que as atividades escolares são desenvolvidas com o intuito de se formar pequenos cientistas ou instigar o espírito científico nos estudantes. A aprendizagem por descoberta constitui-se num processo solitário e como acentuam Santos e Praia (1992) “ela parte da convicção de que os alunos aprendem, por conta própria, qualquer conteúdo científico, a partir da observação”. Segundo os autores, o professor mitiga-se a si próprio e a seus alunos quando propõem que eles têm capacidade de descobrir sozinhos os conceitos através do método científico. Acrescenta-se que, neste panorama, o método científico é apresentado como caminho único e verdadeiro para o ensino de Ciências, sendo que o modelo é linear e requer do aluno, entre outras características, a capacidade de observação, de formular problemas, elaborar e verificar hipóteses formuladas e, a partir da confirmação ou constatação destas hipóteses, ampliar os conhecimentos, ou seja, constituir o conhecimento científico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARSULO, Marly Aparecida Giraldelli; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da Silva. Os métodos científicos como possibilidade de construção de conhecimentos no ensino de ciencias.

 

CARVALHO, Fabio Câmara Araujo. Gestão do Conhecimento. São Paulo. Pearson, 2012.

Comentários

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