Pular para o conteúdo principal

TEONTOLOGIA

 


TEONTOLOGIA

SILVA, Elisete Aparecida da

 

RESUMO

 

O presente e-book se desenvolveu através de pesquisas onde foram consultadas referências bibliográficas da área, Metodologia do Trabalho Científico, do autor Gilberto de Andrade Martins, a partir do viés qualitativo. Tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre Teontologia a respeito da existência e dos atributos de Deus, fatos que demonstram suas qualificações e ao mesmo tempo verificar como se retratam sua belíssima e real grandeza. Verifica-se que nós seres humanos temos nossa existência limitada às dimensões físicas deste universo. No entanto, através daquilo que Deus agradou-se revelar sobre si mesmo, podemos perceber a sua beleza e santidade, refletirem por intermédio não só das obras da criação, mas também da sua própria Palavra.

 

Palavras-Chaves: Teontologia. Teologia. Universo.

 

INTRODUÇÃO 

 

Crê em um só Deus eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Dt. 6:4 – Mt. 28:19 – Mc. 12:29). Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida é o caráter cristão. (2 Tim. 3:14-17), no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is. 7:14 – Rm. 8:34 – At. 1:9). Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o pode restaurar a Deus. (Rm.3:23 – At.3:19). Na necessidade absoluta no novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus. ( Jo. 3:3-8). No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente na fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At. 10:43 – Rm. 10:13 e 3: 24-26, Hb. 7:25 e 5:9). No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt. 28:19 – Rm. 6:1-6,  Cl. 2:12). Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Jesus Cristo (Hb. 9:14, 1Pe. 1:15). No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade. (At. 1:5 e 2:4, 10: 44-46 e 19: 1-7). Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação conforme a Sua soberana vontade (1 Co. 12:1 -12). Na segunda vinda preliminar de Cristo em duas fases distintas sendo primeira invisível ao mundo, para arrebatar a Sua igreja fiel da terra, antes da grande tribulação e a segunda visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos. (1 Ts. 4:16-17, 1 Co. 15:51-54, Ap. 20:4, Zc. 14:5 e Jd. 14). Que todos os cristãos comparecerão ante ao tribunal de Cristo, para receber a recompensa de seus feitos em favor da causa de Cristo, na terra (2 Co. 5:10). No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis. (Ap. 20:11-15). E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento eterno para os infiéis. (Mt.25:46).

O objetivo geral deste e-book é ampliar o conhecimento sobre Teontologia a respeito da existência e dos atributos de Deus, fatos que demonstram suas qualificações e ao mesmo tempo verificar como se retratam sua belíssima e real grandeza. E os objetivos específicos estão em: Ampliar conhecimentos através das Escrituras e entender a relevância e a indispensabilidade de como obter a representação correta sobre a pessoa e o Ser de Deus.

O desenvolvimento da pesquisa referente este e-book, foi a partir da abordagem qualitativa. Para sua realização, foram consultadas referências bibliográficas da área de Teologia e Metodologia do Trabalho Científico. Propondo reflexão e interpretação sobre como obter a representação correta sobre a pessoa e o Ser de Deus.

1. CONTEXTO BÍBLICO 

 

Na Bíblia vemos Deus agindo na vida e na história da humanidade a fim de levar a efeito o seu grande plano de redenção. A Bíblia apresenta suas verdades em meios aos acontecimentos históricos, ao invés de apresentar-nos uma lista sistematizada de suas doutrinas. O Espírito Santo que inspirou a escrita da Bíblia também orienta a mente e o coração cristão na atualidade (Jo. 16:13). Somente a Bíblia, sendo a Palavra de Deus tem a resposta definitiva. Todas as palavras meramente humanas são, na melhor das hipóteses, meros ensaios, e só são verdadeiras à medida que harmonizam com a revelação da Bíblia. Defini-se Teologia como sendo o estudo de Deus e do seu relacionamento com tudo quanto Ele criou. Cremos que a Teologia deriva-se da revelação de Deus na Bíblia, pois de nenhuma outra maneira poderia postar-se como testemunho fidedigno para os que buscam a verdade. A Teologia deve referendar como crença obrigatória somente o que a Bíblia ensina explícita ou implicitamente, deve também importar-se vitalmente com a interpretação correta da Bíblia e sua aplicação apropriada. Embora a aprendizagem fundamental da Teologia seja tirada da Bíblia, a teologia também se interessa pela comunidade da fé de onde surgiu a revelação e de igual modo se importa com a comunidade para qual a mensagem será transmitida. Sem haver compreensão da comunidade da antiguidade, a mensagem não será corretamente aplicada.

A teologia sistemática é apenas uma divisão dentro do campo maior da teologia, que também inclui a teologia histórica, a teologia bíblica e a exegética e a teologia prática. O Termo Teologia, segundo os seus aspectos etimológicos, é um vocábulo composto de duas palavras gregas Theos – Deus e logos – discurso ou expressão. Tanto Cristo, a Palavra Viva, quanto a Bíblia a Palavra escrita, são Logos de Deus. Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que o discurso é para a razão. Embora não encontrada nas Sagradas Escrituras, a palavra teologia, é o composto de duas palavras bíblicas familiares, é escriturística no seu caráter. Em Romanos 3:2 aparecem as palavras ta logia ou Theou, os oráculos de Deus, em 1 Pedro 4:11 surgem as palavras Logia Theou, oráculos de Deus e em Lucas 8:21 encontramos a frase ton logon tou Theou, a Palavra de Deus.

A teontologia – Teísmo (Teologia propriamente dita), este termo designa uma ciência limitada que contempla somente a pessoa de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo e sem referência às obras de cada uma delas. De especial importância para a teologia histórica são as tentativas de se esclarecer e defender os ensinos da Bíblia. O mundo pagão no qual a igreja nasceu, requer explicasse ela suas crenças em termos que todos pudessem compreender. À medida que ataques eram lançados contra seus dogmas, a Igreja era levada a defender-se contra acusações dos mais variados tipos. Os cristãos, por exemplo, eram acusados de canibais (por causa da Ceia do Senhor), ou eram tachados de revolucionários (porque adoravam um só Senhor, que não era Cesar). Nessas disputas, a Igreja polia suas declarações de fé, demonstrava de forma racional e lógica o verdadeiro teor de sua crença.

Se não fosse o fato de que Deus concedeu uma revelação apropriada de si mesmo aos homens e de que Ele espera que eles dêem atenção a ela, poderia parecer ser uma presunção injustificada para a mente finita procurar compreender o que é infinito. O teólogo nunca deveria perder de vista o fato de que ele, como nenhum outro cientista, é obrigado tratar das coisas sobrenaturais, que transcendem os limites do tempo e do espaço onde nenhuma ajuda do pensamento humano pode penetrar, e a tratar dos seres invisíveis, inclusive as três pessoas da Santíssima Trindade e dos anjos.

 

2 A REVELAÇÃO DE DEUS

 

A revelação geral de Deus é encontrada na natureza, na história e na consciência. É comunicada por meio de fenômenos naturais que ocorrem na natureza ou no decorrer da história, é endereçada a toda criatura inteligente de modo geral, sendo acessível a todas essas, tem por objetivo suprir a necessidade natural do homem e a persuasão da alma para buscar o Deus verdadeiro. Os homens em geral sempre vêem na natureza uma revelação de Deus. Os mais bem dotados muitas vezes expressaram suas convicções em linguagem semelhantes a dos salmistas, dos profetas e dos apóstolos (Sl. 8:1-3, 19:1-2, Is 40: 12-14, At. 14:15-17, Rm.1:19-20. Muitos homens extraordinários no campo das ciências naturais e biológicas testificaram quanto a convicção de que a natureza revela Deus.

O salmista faz a arrojada asserção de que os destinos dos reis e impérios estão nas mãos de Deus. Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. Deus é o juiz, a um abate a outro exalta (Sl. 75:6-7, Rm. 13:1). E Paulo declara que Deus de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação, para buscarem a Deus, se por ventura, tateando o possam achar (At. 17:26-27). A Bíblia fala igualmente de como Deus lidou com o Egito (Ex. 9:13-17, Rm. 9:17) Assíria (Is. 10:12-19, Ez. 31: 1-14), Babilônia (Jr. 50:1-16, 51:1-4), Medo-Pérsia (Is. 44:24, 45:7) e o Império Romano (Dt. 7:7-23). Mostra também que apesar de Deus poder, para seus próprios sábios e santos propósitos, permitir que uma nação mais ímpia triunfe sobre uma menos ímpia, Ele no fim tratará a mais ímpia com maior severidade, do que a menos ímpia (Hc.1:1, 2:20).

A revelação de Deus na consciência é a presença no homem desta ciência do que é certo do que é errado, deste algo discriminativo e impulsivo que constitui a Revelação de Deus. Não é auto-imposta, como fica evidenciado pelo fato de que o homem frequentemente se livraria de suas opiniões se pudesse, é o reflexo de Deus na alma. Da mesma maneira que o espelho e a superfície tranqüila do lago refletem o sol e revelam não apenas a sua existência, mas também até certo ponto sua natureza, assim a consciência no homem revela a existência de Deus e, até certo ponto, a natureza de Deus. Em Cristo é possível ter a revelação tríplice de Deus, uma revelação de Sua existência, de Sua natureza e de Sua vontade. Ele é a melhor prova da existência de Deus, pois viveu a vida de Deus entre os homens. Ele tinha não apenas a plena consciência da presença do Pai em Sua vida e constante comunhão com Ele (Jo.8:18, 28, 29, 11:41, 12:28) Como também provava por meio de Suas reivindicações (Jo. 8:58, 17:5), Sua vida sem pecados (Jo. 8:46), Seus ensinamentos (Mt. 7:28-29, Jo. 7:46), obras (Jo. 5:36, 10:37-38, 15:24), posições e prerrogativas (Mt. 9:2-6), relações com o Pai (Mt. 28:19, Jo. 10:38) que Ele próprio era Deus. Ele revelou a santidade absoluta de Deus (Jo. 17:11-25), o profundo amor de Deus (Jo. 3:14-16), a Paternidade de Deus, não em verdade de todos os homens, mas dos crentes verdadeiros (Mt. 6:32, 7:11) e a natureza espiritual de Deus (Jo. 4:19-26). Ele revelou também a vontade de Deus, de que todos se arrependam (Lc. 13:1-5), creiam nEle (Jo. 6:28-29), sejam perfeitos como o Pai é perfeito (Mt. 5:48), e que os crentes levem o Evangelho a todo o mundo (Mt.28:19-20).

 

3 TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 

Muitas teologias sistemáticas do passado tentaram classificar os atributos morais e a natureza de Deus. O Supremo Ser, porém, não se revelou simplesmente para transmitir-nos conhecimentos teóricos a respeito de si mesmo. A revelação que Ele fez de si mesmo está vinculada a um desafio pessoal, a uma confrontação e a oportunidade de o homem reagir positivamente a essa revelação. Isso fica evidente quando o Senhor se encontra com Adão, Abraão, com Jacó, Moisés, com Isaías, com Maria, com Pedro, com Natanael e com Marta. Juntamente com essas e muitas outras testemunhas (Hb. 12:1), podemos testificar que estudamos a fim de conhecê-lo experimentalmente, e não somente para saber a respeito dEle.

A Bíblia não procura oferecer-nos qualquer prova racional quanto à existência de Deus, pelo contrário, ela começa tomando a sua existência como pressuposição básica: No princípio Deus (Gn. 1:1). Deus existe, Ele é o ponto de partida. Por toda a Bíblia há evidências substanciais em favor da sua existência. Se de um lado disseram os néscios no seu coração: Não há Deus (Sl. 14:1), por outro, os céus manifestam a Glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos (Sl. 19:1). Deus se tornou conhecido mediante o seu ato de criar e de sustentar tudo quanto existe. Ele dá vida, alento (At. 17:24-28), alimento e alegria (At. 14:17). Essas ações são acompanhadas por palavras que interpretam o seu significado e relevância, fornecendo um registro que explica sua presença e propósito. Deus também revela a Sua existência através do ministério dos profetas, sacerdotes, reis e servos fiéis. Finalmente, Deus se revelou claramente a nós mediante o Filho e por intermédio do Espírito Santo que em nós habita.

Apenas um Ser de poder, de sabedoria, de santidade e bondade, e tudo isso infinitivamente maior do que qualquer coisa que conhecemos sobre a terra, pode atender a essa procura da alma humana. Tal ser tem de existir. Caso contrário a maior necessidade humana ficaria insatisfeita, e a crença em uma mentira seria mais produtora de virtude do que a crença na verdade. (Systematic Theology, p. 45,46).

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A Doutrina de Deus é o ponto central de grande parte do restante de teologia. Pode-se até considerar que o conceito de Deus adotado por uma pessoa fornece toda a estrutura dentro da qual ela constrói sua teologia e vive sua vida. A doutrina de Deus empresta uma coloração especial ao estilo de ministério e à filosofia de vida da pessoa. Só conhecemos a Deus à medida que Ele se revela. Sua natureza Espiritual nos é de difícil entendimento, pois ainda não O temos visto como Ele é. E a parte da fé, somos incapazes de compreender o que não experimentamos. Nossa percepção sensorial não nos oferece nenhuma ajuda para discernirmos a natureza espiritual de Deus. Ele não está preso à matéria. Deus é eterno no seu próprio ser. O fato de Deus não ter princípio nem fim está explícito em Salmos 90:2 – “antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

A eternidade de Deus também é afirmada por passagens que abordam o fato de que Deus sempre é ou existe. “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo Poderoso” (Ap. 1:8, 4:8). No Novo Testamento, Pedro nos diz: “Para o Senhor o dia é como mil anos e mil anos como um dia” (2 Pe. 3:8). Nós seres humanos temos nossa existência limitada às dimensões físicas deste universo. Não há absolutamente lugar algum para onde possamos fugir da presença de Deus (Salmos 139:7-10, Jr. 23: 23-24). Deus deseja que participemos de sua sabedoria e de seu conhecimento a fim de podermos conhecer os seus planos a nosso respeito, para podermos viver no centro de Sua vontade (Cl. 2:2-3).

REFERÊNCIAS

BÍBLIA SAGRADA. Disponível em https://www.bibliaonline.com.br/ Acesso em 29 de agosto de 2024.

 CAMPOS,  Carlos de Heber. Teontologia II – Estudo sobre as obras de Deus.

 IBETEL – Curso de Teologia, Teontologia e Trindade. 142. Pdf.

 MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato: Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. Editora Atlas S.A., 2007.

 http://www.ipbetania.org.br/teontologia/ (Acesso em 29.de agosto.2024

Comentários

Este conteúdo é para você!!!!!

Mindset, palavra com tradução livre do inglês, que significa configuração da mente!!

https://studio.d-id.com/share?id=007752d52ac5e27f507880945625c12d&utm_source=copy Segundo Daros (2020), Growth Mindset significa mentalidade de crescimento. Trata-se de uma teoria sobre o que influencia a inteligência e como o desenvolvimento dessa forma de pensar pode impactar na superação (ou não) dos desafios. As qualidades humanas, tais como as habilidades intelectuais, podem ser cultivadas por meio do esforço. Pessoas não apenas buscam o desafio, mas, prosperam com ele. Quanto maior o desafio mais elas se desenvolvem!!! Mergulhe nessa leitura!!!! https://a.co/d/a9Uv8Ue Meu primeiro vídeo usando Inteligência artificial... meu lema aprender a aprender......Estarei me aprimorando e se preparem para os novos vídeos!!! Desafios a serem superados, rsrsrsrs

CIÊNCIA DA RELIGIÃO

  O presente e-book se desenvolveu através de pesquisas onde foram consultadas referências bibliográficas da área, Metodologia do Trabalho Científico, a partir da abordagem qualitativa. Tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre Ciência da Religião a respeito da existência e dos atributos de Deus, fatos que demonstram suas qualificações e ao mesmo tempo verificar como se retratam sua belíssima e real grandeza. Verifica-se que nós seres humanos temos nossa existência limitada às dimensões físicas deste universo. No entanto, através dessa busca de um conhecimento que transcende a realidade imediata constitui a essência do pensamento filosófico, que ao longo da história percorreu os mais variados caminhos, seguiu interesses diversos, elaborou muitos métodos de reflexão e chegou a várias conclusões, em diferentes sistemas filosóficos. Palavras-Chaves: Religião. Teologia. Filosofia. https://a.co/d/6V3oBK7

Mindset e o desenvolvimento cognitivo

                                                               https://a.co/d/fb6Qekt   Aprenda mais sobre esse segredo clicando no link abaixo: https://a.co/d/fb6Qekt