Em
virtude do constante crescimento da tecnologia em todo o mundo, já não é
possível conhecer projetos sem um planejamento baseado nas premissas de
sustentabilidade do meio natural, sociocultural e econômico. A importância no desenvolvimento social que
as tecnologias proporcionaram ao mundo é notório, porém, nem sempre o propósito
de desenvolvê-las foi de forma sustentável, e, durante anos, várias tecnologias
foram utilizadas sem ter ações que evitasse a agressão ao meio ambiente. Essa
agressão hoje é vista como tema de urgência entre os países, pois pela falta de
planejamento de manejo das tecnologias desde sua corporação no mercado social
global, o meio ambiente vem se degradando ocasionando mudanças climáticas
devido o aumento dos gases efeito estufa (GEE) na atmosfera. Neste contexto,
esta pesquisa reflete sobre como se pode combater tal degradação com bom
planejamento no uso de tecnologias limpas,e, também, apresentar
um ensaio teórico, fundado em pesquisa bibliográfica, bem como, as legislações correspondentes à temática
que estão vigentes no Brasil e nos tratados internacionais, procurando situar o leitor, sobre as
discussões, os conflitos, as rupturas, as tensões e os consensos que envolvem
os paradigmas da Educação Ambiental e da Educação para Desenvolvimento
Sustentável.
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