O
presente artigo apresenta os contextos para uma abordagem intersetorial no
atendimento socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei. O objetivo
do estudo foi analisar como se produz o trabalho intersetorial na elaboração do
Programa do Sistema de Atendimento Socioeducativo (SINASE) no Município de
Curitiba, e, identificar os processos das articulações intersetoriais na
perspectiva dos gestores dos serviços. Percebe-se que, na adolescência, as
oportunidades de aprendizagem, socialização e o desenvolvimento sócio-afetivo,
são atitudes preventivas e necessárias para driblar todas as situações que
invadem o dia a dia deste adolescente em sua inserção à sociedade. Pretende-se
refletir sobre os aspectos psicológicos para a saúde mental dos jovens
envolvidos no atendimento socioeducativo e verificar o que é feito para
ajudá-los a superar a ansiedade e a depressão, problemas comuns e crescentes,
em seu retorno efetivo para a sociedade, como também, contribuir através deste
estudo com reflexões que possam ser utilizadas para a diminuição de reincidência
à criminalidade. O desenvolvimento da pesquisa referente a este artigo acontece
a partir do viés qualitativo. Para sua realização, foram consultadas
referências bibliográficas da área,e, Metodologia do Trabalho Científico.
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