Várias correntes se dedicaram à análise da relação mente-corpo e constituíram a base para o surgimento da neuropsicologia no século XX, com suas raízes entre a neurologia e a psicologia, tendo como discussão inicial o método anatomoclínico. A neuropsicologia é o ramo das neurociências responsável pelo estudo das relações entre o cérebro e o comportamento, e, portanto, relaciona as funções cognitivas ao funcionamento cerebral. Baseia-se no fato de que o sistema nervoso central, possibilita a interação dos indivíduos com o meio ambiente, tendo um potencial adaptativo que nos faz capazes de receber, analisar, armazenar e responder a estímulos internos e externos. Posteriormente, surgiram as ideias de Alexander Luria (1902-1977), com os conceitos de sistema e de instância cultural do cérebro. Com esse advento, no estudo do comportamento humano relacionado às neurociências, passaram a surgir novas áreas de conhecimento, como a neuropsicopedagogia, que adveio da relação entre psicologia, pedagogia e neurociência, considerando a complexidade do funcionamento cerebral e as articulações entre cérebro e o comportamento humanos associados aos aspectos da educação.
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